Buscar
  • Vita Ressonância M.

A Ressonância Magnética para avaliações Neurológicas



Sabemos que nosso cérebro tem funções muito importantes em nosso corpo, entre elas podemos destacar a coordenação dos movimentos, o aprendizado, a memória, a transmissão e recepção de informações sensoriais, entre outras. A análise estrutural do cérebro, através de exames de imagem, principalmente por Ressonância Magnética, vem se destacando cada vez mais e sendo utilizada para diagnósticos de diversas patologias neurológicas.


Muitos são os diagnósticos obtidos através de um exame de Ressonância Magnética da região encefálica e/ou estruturas da região de forma independente, como Hipófise, Mastoide, Seios da Face, ATM, Órbitas e outros. São exames que permitem diagnosticar diversas alterações e patologias como traumas, neuroinfecções, aneurismas, tromboses, Parkinson, malformações, esclerose múltipla, tumores, acidente vascular cerebral (AVC), traumas, nódulos, cistos, e outros. Durante a realização do exame, são adquiridos “cortes”, abrangendo os hemisférios e lóbulos fazendo com que a região de interessa seja avaliada, em 360º.


Na maioria dos exames de crânio o contraste não é necessário, pois o exame em si apresenta excelência para avaliação e diagnóstico, principalmente em aparelhos como o da Vita Ressonância Magnética, que possui 1.5 Tesla de potência, permitindo uma visualização com mais profundidade e qualidade de imagem da região estudada.


Em alguns casos, é necessário sim, o uso de contraste para exames neurológicos. O contraste nada mais é que uma medicamento administrado por via endovenosa, fazendo com que algumas estruturas e o fluxo sanguíneo se realcem, ampliando a intensidade do sinal e a visualização de algumas estruturas. É um medicamento com baixíssimo índice de reação dos pacientes. Cerca de 0,01% de reações anafiláticas constatadas.


A Ressonância de Crânio é uma experiência segura e que não causa nenhuma dor. Em clínicas como VITA Ressonância Magnética, que possuem estrutura completa para maior conforto do paciente e qualidade final do exame, durante todo o processo você estará usando protetores auditivos, com trilha sonora à sua escolha. Estes fones de ouvido ajudam a diminuir o desconforto causado pelo barulho natural do equipamento e além disso, te permitirão se comunicar com nossa equipe durante todo o procedimento de forma imediata.



Por ISADORA MATOS

Biomédica | Operadora de Ressonância Magnética VITA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - Paracatu